terça-feira, 2 de agosto de 2011

Jantar a romântico

Olá pessoas,

Que tal um jantar romântico? Mesmo que não seja um dia especial, não custa fazer. Pode não ser romântico, mas para chamar os amigos.
Abaixo, idéia de entrada, prato principal e sobremesa.
Divirta-se na cozinha, você verá como é mágico....


Montei a mesa misturando objetos. Como não tinha taças iguais para todas as bebidas, então brinquei com formas, como queria que aparecesse a mesa, dobrei a toalha para ficar só no meio. Coloquei velas e misturei cores apenas nos detalhe, vermelho, azul... o que vale é o clima.


Entrada


Prático, gostoso e salva a gente nos momentos de visitas inesperadas.
Disquinhos de massa de pastel assadas em forminha de empada, passe gema de ovo nas bordas. Como recheio coloquei lombo canadense picadinho, com palmito e azeitonas, tudo refogadinho com um pouquinho de azeite e coberto com catupiri. Levei ao forno para derreter um pouquinho.
Mas pode colocar pastinha fria, camarão, frango... a imaginação é o limite.

Prato principal


Arroz a piamontese com filé mignon ao molho de vinho tinto.
Tudo rápido.

Arroz a piamontese
2 xícaras de arroz cozido
1 caixa de creme de leite
1 copo de requeijão
mussarela a gosto

Coloque na panela um dente de alho socado com um pouquinho de azeite para refogar (gosto de refogar tudo, mas não precisa fazer esta parte se não quiser)
Quando o alho dourar, acrescente o creme de leite e o requeijão para dissolver, em fogo baixo para não ferver. Adicione o arroz e misture bem. Caso fique muito grosso, pois depende do requeijão usado, coloque um pouquinho de leite.
Apague o fogo e coloque a mussarela. Misture até derreter.
Sirva imediatamente.

Picadinho
500g de filé mignon cortados em cubinhos
Sal e temperos a gosto
Alho, cebola e azeite.
1 copo de vinho tinto seco
3 colheres de molho de tomate

Tempere os cubinhos de carne a gosto.
Em uma panela refogue o alho e a cebola no azeite. Quando estiver bem douradinho, coloque a carne, refoque bem e deixe cozinhar no próprio suco. Não tampe a panela. Isto é rápido, refogue e deixe grudar um pouquinho, coloque o vinho e mexa bem, acrescente o molho de tomate para engrossar um pouquinho, acerte o sal. Se ficar muito ácido, coloque uma pitada de açúcar. Deixe ferver e reduzir um pouco até ficar um molho encorpado.
Sirva em cima do arroz.

Sobremesa


A sobremesa tinha que ser de chocolate e se for uma mousse... fica perfeito??? Então, mãos a obra! Achei esta receita no blog que fofurice, da querida Sam.

Mousse de Chocolate
3 ovos jumbo
5 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de cremor tártaro
1 colher de sopa de extrato de baunilha
200g de chocolate meio amargo picado e derretido (na receita da Sam ela usou 53%. Eu usei lyndit amargo 85%, ficou mais encorpado)
100ml de calda de amarenas ou de cereja ou uma geleia rala de frutas vermelhas. Se não quiser nada disso raspa um chocolate e coloca por cima que fica bárbaro também!


Na batedeira, bata os ovos em velocidade alta até espumar. Acrescente o açúcar e bata por 3 minutos. Junte o cremor tartaro e a baunilha e bata por 5 minutos. Diminua a velocidade da batedeira para baixa e acrescente o chocolate derretido, ainda morno, de uma só vez. Bata por 30 segundos. Com uma espátula de silicone raspe as laterais e termine de agregar o chocolate a mão, se necessário.
Deite delicadamente a mousse em taças. Leve a geladeira por no mínimo 4 horas. Se quiser tapear vale 1 hora no freezer. Mas não é o ideal!!!
Coloquei chantily, dos prontos, na hora de servi e uma cereja para dar um clima...

Bom, Regue isto a um bom vinho tinto para o principal e a um delicioso prosseco para a sobremesa. Pra quem não bebe (eu), deixa rindo a toa.

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário