quinta-feira, 21 de julho de 2011

Bolo de Chocolate com Morango


Nossa! há mais de uma semana que estou com vontade de comer um bolo de chocolate, mas não um bolo de chocolate qualquer, tinha que ser "O Bolo de Chocolate" achei a receita no site http://quefofurice.blogspot.com e era exatamente o que sonhava.
Eis as fotos para que comprovem o resultado. Vai também uma fatia virtual e o bolo já destruído.
Espero que gostem!

Eis a receita
Devil´s food cake
Ingredientes
- 9 colheres de cacau em pó
- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de bicarbonato
- 1/4 colher de chá de fermento em pó
- 200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 1 e 1/2 xícara de açúcar
- 2 ovos grandes
- 1/2 xícara de café forte (ou água)
- 1/2 xícara de leite

Modo de preparo
1) Posicione a grade no meio do forno. Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte e polvilhe com cacau uma forma redonda de 24cm.
2) Peneire junto o cacau, a farinha, o sal, o bicarbonato e o fermento. Reserve.
3) Na tigela da batedeira misture a manteiga com o açúcar e bata em velocidade média alta por 5 minutos. Adicione os ovos um a um batendo bem após cada adição. Dê aquela raspadinha nas laterais da tigela para ter certeza que tudo vai ficar bem misturadinho.
4) Misture o leite com o café reserve.
5) Com a batedeira na velocidade média baixa misture metade do café com leite e metade dos secos peneirados a massa de manteiga. Bata bem. Junte a outra metade dos ingredientes e bata bem. Coloque na forma e leve para assar por 30 minutos. Faça o teste do palito (enfie o palito no meio do bolo se sair limpo o bolo está pronto). Tire do forno e deixe o bolo descansar por 15 minutos sobre uma grade de resfriamento. Desenforme e deixe o bolo resfriar completamente. Corte o bolo em 3 camadas.

Chantilly
Recheio
- 500ml de creme de leite fresco
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha

Modo de preparo
Na tigela da batedeira misture o creme de leite com o açúcar e a baunilha e bata em velocidade baixa até espumar. Depois aumente a velocidade até média alta. Bata até formar picos firmes. Muita atenção pois se bater demais vira manteiga, hein?! Use imediatamente ou mantenha na geladeira.

Ganache para cobertura
Ingredientes
- 500g de chocolate ao leite picadinho
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de mel
- 280ml de creme de leite
- 2 colheres se sopa de conhaque

Modo de preparo
1) Em uma panela misture a manteiga, o creme de leite e o mel. Quando começar a ferver tire do fogo e deite sobre o chocolate picadinho. Misture bem e deixe repousar por 5 minutos.
2) Após a pausa misture bem e deixe a ganache bem lisinha. Junte o conhaque e misture até agregá-lo bem a ganache. Cubra com plástico filme e deixe descansar em temperatura ambiente por 12 horas ou na geladeira por no mínimo 2 horas


Montagem
- 6 xícaras de morangos cortados ao meio (longitudinal)
- 150g de geleia de morango diluída em 50ml de água
- Raspinhas de chocolate ou granulado
Utensílios
- Aro 26cm para montar ou a própria assadeira do bolo forrada com plástico filme (sobrando nas bordas para facilitar na hora de desenformar)
- Pincel culinário
- Saco de confeitar e bico 2C

Modo de montar
1) Coloque o aro sobre uma base para bolo, passe chantilly nas laterais internas e coloque uma camada de bolo dentro do aro, pincele toda a camada com a geleia e coloque as metadinhas de morango por toda a superfície. Depois coloque duas colheres bem generosas de chantilly espalhe bem e depois já coloque a outra camada do bolo. Repita todo o procedimento. Finalize com uma camada de bolo. Passe geleia na superfície dessa camada também. Cubra com plástico filme e leve para a geladeira por 2 horas.
2) Desenforme o bolo já no prato em que vai servi-lo. Passe uma espátula para alisar as laterais. Cole as raspinhas de chocolate nas laterais.
3) Coloque a ganache no saco de confeitar, devidamente munido do bico, e fala estrelinhas, caracóis ondinhas e o que mais a sua imaginação permitir. Sirva em seguida

Nenhum comentário:

Postar um comentário